sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Serra demite em massa na SABESP: 479 demissões

Essa é revoltante.

Em plena crise, quando todos os governos do mundo tomam medidas anti-cíclicas e fazem o possível e o impossível para proteger empregos, o governador José Serra anuncia um programa de demissão em massa na SABESP, que resultará em 479 demissões.

Sob o pomposo nome de "reestruturação", a empresa irá demitir 2.250 funcionários, que já tem aposentadoria do INSS (mas muitos precisam continuar trabalhando para complementar a renda familiar).

Porém, em vez de contratar 2.250 novos funcionários para repor, a empresa contratará apenas 1.771 através de concursos.

No total, Serra eliminará 479 postos de trabalho.

Segundo a Corretora Link:

"Em conversas com a empresa [SABESP], ficou claro que uma das principais metas
visando à redução de custos seria a de um quadro de funcionários mais enxuto"

Os analistas acreditam que a notícia seja positiva para valorizar as ações da SABESP na Bolsa de Valores. A SABESP está tendo um desempenho abaixo do Ibovespa neste ano, ficando atrás, inclusive, de seu principal concorrente entre as empresas abertas, a estatal mineira Copasa.

Ou seja, para reduzir custos, em vez de José Serra mandar seu apaniguado Antero Paes de Barros para o olho da rua, prefere demitir trabalhadores comuns, chefes de família.

Isso pra não dizer no corte da escandalosa propaganda da SABESP em rede nacional de TV aberta e por assinatura.

A SABESP nem é deficitária, muito pelo contrário, dá lucro, e ninguém vai deixar de usar água por causa da crise internacional.

O único motivo das demissões é valorizar ações, e pagar mais lucros ao "mercado" (aos acionistas), às custas das demissões dos trabalhadores.

Detalhe: A Corretora Link, entusiata desta "reestruturação" pertence aos filhos do tucano Luis Carlos Mendonça de Barros, aquele que vendeu as teles ao Daniel Dantas e outros "no limite da responsabilidade".

6 comentários:

  1. Não se aumenta a e nemj chega-se a uma esxelência no atendimento ao público com demissões, visto que a estrura da empresa esta sendo deteriorada por força maior da política e da intenção de privatização, é o lema e a visão do tucanato leoliberalista.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado quando diz que o governo de SP está na contramão do mundo, enquanto todos governos tentam segurar empregos, Serra demite.
    A princípio falaram que mandariam os aposentados embora, não é o que está ocorrendo neste momento na Sabesp, dezenas de trabalhadores não aposentados foram dispensados com a explicação de falta de produtividade e fazem parte dos 2% de demissões permitidas pelo acordo sindical.
    Um absurdo o que está ocorrendo na Sabesp e o Serra ainda pensa em 2.010, pode tirar o cavalo da chuva.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, O Serra deve ser a reencarnação do Hitler. Mandou "matar" os aposentados e contratar pessoas "jovens" para rejuvenescer
    as empresas. É um verdadeiro hipócrita.
    HA! HA! HA! ... E QUER SER PRESIDENTE!

    ResponderExcluir
  4. AÍ ESTA O REFLEXO DO ESCOMUNGADO fERNANDO hENRIQUE, VENDEU, DEU VALE ETC, NÃO PAGOU NINGUÉM, E A GRANA SUMIU, AGORA EM ANTE VÉSPERA DE ANO POLÍTICO VEM O ALMOFADADO GOVERNO TUCANOS DIZ-SE sERRA, MANDANDO PRO OLHO DA RUA QUEM FOI O ALICERÇE DA CIA sABESP, JÁ PENSOU COMO PRESIDENTE, VENDERIA O bRASIL SEM MEDO DE ERRAR, BRASILEIRO É MUITO TRANQUILO, VAMOS A LUTA VAMOS A RUA E SE PRECISAR VAMOR PINTAR A CARA DELES OS PALHAÇOS QUE ENGANAM O POVO E FAZEM RIR OS GRINGOS.

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PARA O SERRA. OS APOSENTADOS JÁ TEM UM SALÁRIO DEVEM DEIXAR A VAGA PARA AQUELES QUE ESTÃO DESEMPREGADOS.
    ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM ENXERGOU ISSO....

    ResponderExcluir
  6. SR. ENTÃO GOVERNADOR SERRA ESTEVE EM SANTOS INAUGURANDO O EPC DA SABESP SEM O MESMO ESTAR PRONTO, SOMENTE PARA APARECER NA IMPRENSA INAUGURANDO OBRAS INACABADAS, ANTECIPANDO ASSIM A SUA CAMPANHA A PRESIDENCIA E NINGUEM FAZ NADA? a IMPRENSA DE SÃO PAULO NA SUA MAIORIA, NÃO INVESTIGAM, NÃO QUESTIONAM, NÃO MOSTRAM A VERDADE A POPULAÇÃO. SERÁ QUE ESTAMOS NO TEMPO DA DITADURA MILITAR? OU A IMPRENSA NÃO MOSTRA A VERDADE PORQUE DEPENDE DA PUBLICIDADE DA SABESP? QUE ESTA EM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PATROCINANDO TUDO E TODOS. O GOV. SERRA ESTA USANDO A EMPRESA NA SUA CAMPANHA, MAS OS TRABALHADORES ESTÃO SENDO ARRASADOS COM SUA GESTÃO ESCRAVISTA, RETIRANDO DIREITOS DOS TRABALHADORES, COMO PLANO DE CARGOS E SALARIOS, PLR, INSALUBRIDADE, DEMITINDO, E FERINDO A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. SE DEPENDER DE NÓS SABESPIANOS E NOSSOS FAMILIARES NÃO ELEGEREMOS UM CANDIDATO QUE É A FAVOR DA PRIVATIZAÇÃO, DO SUBEMPREGO E DESCENDENTE DO PÉSSIMO FHC. NÃO VAMOS PERSISTIR NO MESMO ERRO DO PASSADO FORA PSDB!! FORA SERRA!!! FORA! fORA! fORA!

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog